Pixel, o prelúdio da imagem
- up201603500
- 6 de nov. de 2016
- 1 min de leitura
Píxel ou mais precisamente a junção das palavras Picture e Element (elemento de imagem) é o elemento menor em todos os dispositivos de exibição de imagem. Sendo este elemento tão pequeno, a união de vários resulta uma imagem total. Simultaneamente, quanto maior a quantidade de pixéis, maior a qualidade da imagem e maior aproximação gráfica ao objeto real.
Existem vários sinónimos relacionados com a sua designação tais como PEL, sample, byte, bit, dot, spot apesar de a palavra pixel ser mais frequente, pois tem um teor mais abstrato e de fácil apropriação para a medida da resolução de cada imagem.
O conceito de pixel varia de acordo com o contexto em que se enquadra. Por exemplo, utiliza-se o termo “pixéis imprimíveis” quando o assunto se desenvolve em páginas/folhas.
Num dispositivo de exibição de imagem com cor, o pixel contém um conjunto com 3 pontos, tais como, verde, azul e vermelho. Nos melhores monitores cada um destes pontos é capaz de exibir 256 tonalidades diferentes (o equivalente a 8 bits).

Medidas de pixeis podem ser expressas com dois números ou então com um número único. Por exemplo num monitor com "640 por 480" significa que o comprimento horizontal do monitor tem 640 pixels e a sua altura 480 (monitor VGA), e, portanto, tem um total de 307 200 pixels ou 0,3 megapixeis (640 × 480). No caso de uma câmara fotográfica digital de "três-megapixeis", corresponde a um número de 3 milhões de pixéis.
Concluindo, como poderemos ver nas imagens seguintes, o pixel não tem obrigatoriamente a forma de um quadrado, como normalmente se associa.

Commentaires