Mapa mental, exploração do pensamento
- up201603500
- 7 de nov. de 2016
- 2 min de leitura
Mapa mental ou mapa conceptual (apesar de este último se relacionar mais diretamente com conceitos lógicos) foi criado pelo psicólogo Tony Buzan, com o objetivo de ser uma ferramenta para a gestão de informação e conhecimento, resolução de problemas, eficácia na memorização e auxílio da gestão de uma empresa ou negócio, entre outros.
É uma ferramenta para representar e organizar, com todos os detalhes, todo o pensamento de algum indivíduo ou indivíduos com o objetivo de esclarecer todas as ideias e pensamentos em um determinado assunto, dando a estes um espaço em que se podem fazer ver.
Pode ser realizado em vários suportes, tais como papel ou mesmo em suportes digitais. Normalmente inicia com o tema principal no centro para de seguida, todas as questões, conceitos e ideias fluírem a partir desse mesmo, como se tinta caísse em um papel molhado.
Deste modo, com esta exposição, o(s) indivíduo(s) que têm todas as ideias fragmentadas e sem nenhuma relação aparente por vezes, conseguem esclarecer todos os conceitos e pensamentos dando asas para outros, que vão surgindo com este caminho conceptual e assim conseguir resolver as suas questões ou problemas inicias.

Mapas mentais podem ser utéis também na memorização de conhecimento, pois ao abordar todas as ideias, como uma forma de resumo, efetua-se uma revisão rápida e eficaz, que sempre ajuda na compreensão de qualquer matéria.
Tony Buzan abordou algumas diretrizes que poderão ajudar na realização destes mapas no pensamento, para desta forma, obter melhores resultados. Como por exemplo, utilizar imagens e cores no centro do mapa alusivas ao tema mas também outras no decorrer da realização do mapa, para assim, ter uma associação visual maior que permitirá outras ideias que outrora, poderiam estar subjacentes.

Σχόλια