top of page

LUÍSA BARBOSA 

Luz e cor, processos...

  • up201603500
  • 14 de dez. de 2016
  • 2 min de leitura

Foi em 1672 que Isaac Newton demonstrou que a luz branca ao penetrar por um prisma de vidro decompõem-se em várias cores, designando-se por refracção da luz, dispersão ou decomposição da luz. Desta forma, conseguiu explicar um fenómeno muito antes questionado pelo ser humano: o arco-íris.

A luz é uma radiação electromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta. Existem três grandezas físicas básicas da luz que qualquer onda electromagnética tem, que são: a intensidade, a frequência e a polarização. Mais especificamente no caso da luz, a frequência relaciona-se com a cor, enquanto que a intensidade é relativo ao brilho que a luz transmite.

Cor e luz são indissociáveis, pois a cor dos objetos não é uma constante pois difere de acordo com o ambiente em que os objetos de encontram. Sendo assim, a cor também é um fenómeno óptico, uma informação que o nosso cérebro traduz.

Embora a luz branca seja constituída por sete cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta), não é necessário combinar todas estas cores para se obter novamente luz branca. Basta misturar as cores primárias da luz (vermelho, verde e azul) para obter esse efeito.

Na mistura de duas ou mais radiações primárias da luz, dá resultado a uma nova radiação, sendo que esta é diferente das iniciais que lhe deram origem., designando-se por síntese aditiva a este processo.

Todos os objetos que tenham cor, absorvem certas radiações e refletem outras, como por exemplo quando duas radiações se juntam em igual proporção, acontece os seguintes resultados:

-- Radiação vermelha + Radiação verde → Radiação amarela

-- Radiação azul + Radiação vermelha → Radiação magenta

-- Radiação azul + Radiação vermelha + Radiação verde → Radiação branca

Os filtros de cor absorvem algumas radiações e transmitem radiações da sua própria cor (por exemplo, um filtro azul só transmite radiação azul e absorve radiação verde e vermelha). Desta forma, os filtros de cores primárias, absorvem todas as radiações que fazem parte da luz branca, com excepção da sua própria cor. Por exemplo:

-- A cor vermelha é uma cor primária. Um objecto que seja vermelho quando iluminado por radiação branca reflectirá a radiação vermelha e absorverá radiações verde e azul.

Por outro lado, quando um objeto é iluminado pela sua cor complemetar, tornar-se-à preto.


Comments


bottom of page